Todo bom administrador busca formas de melhorar o gerenciamento da sua organização, de forma que otimize os resultados. Para isso, existem métodos de gestão que são excelentes aliados e entregam resultados.
Atualmente no mercado corporativo, existem inúmeras destas ferramentas. Por isso, muitos gestores ficam em dúvida de quais adotar para alcançar os resultados desejados.
Para tirar suas dúvidas e te ajudar a escolher de forma assertiva, separamos 7 métodos de gestão que você precisa conhecer. Falaremos de como funciona e suas vantagens. Acompanhe até o final!
Método de Gestão #1: Kanban
O primeiro entre os métodos de gestão que vamos falar é o Kanban. Criado na década de 60 pelos japoneses da Toyota, esse sistema é constituído por cartões de cores diferentes para identificar cada processo dentro da produção; ou cada suprimento, no caso de estoques e armazéns.
O Kanban funciona como um quadro em que tem espaços que determinam as fases de uma tarefa, por exemplo: preparação, execução, finalização e conclusão. Então, os cartões que identificam a atividade, vão andando pelos espaços conforme são realizados.
Existe o Kanban de produção, que é no formato citado acima. Ele identifica os processos industriais e os de movimentação, que representa transporte e retirada de peças ou equipamentos.
As maiores vantagens de usar esse sistema são as seguintes:
- Possibilita uma comunicação mais integrada,
- Aumenta a produtividade,
- Prioriza atividades mais urgentes,
- Estimula o trabalho em equipe,
- Flexibiliza o fluxo de trabalho.
Método de Gestão #2: OSM (Organização, Sistemas e Métodos)
OSM é um conjunto de técnicas estabelecidas na empresa para otimizar e aperfeiçoar o seu funcionamento interno.
Sendo assim, a principal função que da OSM é realizar o levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos em qualquer empresa, com o objetivo final de otimizar as tarefas da empresa.
Partindo do princípio da sigla, começamos pela organização. Aqui, o principal ponto é desenvolver regras de funcionamento e convivência, para que flua bem os serviços diários.
Depois temos os sistemas, que são estruturas gerenciais formadas por partes interdependentes que interagem entre si em prol de melhorar o trabalho em equipe.
Por fim, os métodos são os conjuntos de ações realizadas de forma pré-determinada e direcionadas à execução de uma tarefa.
As vantagens desse método de gestão são:
- Potencializar o trabalho em equipe,
- Criar rotina,
- Diminuir a possibilidade de erros,
- Otimizar resultados,
- Criar hierarquia.
É aqui também que entra a escolha da melhor estrutura organizacional para a companhia. Vale aqui um destaque para a estrutura matricial, que é detalhada neste artigo.
Método de Gestão #3: OKR
OKR (Objectives and Key Results), é a sigla para a tradução em português “Objetivos e Resultados-Chave”. Esse é um método de gestão para determinar os objetivos da organização e conferir minuciosamente se eles estão sendo alcançados, ou se a empresa está no caminho certo para isso.
O método de gestão OKR tem como objetivo estabelecer claramente as metas, para que a empresa não “trabalhe por trabalhar” e saiba para onde quer ir e ao mesmo tempo, acompanhe se está conseguindo caminhar para esse lugar.
Veja um exemplo:
Objetivo: Aumentar a Receita Recorrente Mensal
Resultado-Chave (Key Result): Aumentar as renovações de planos de 75% para 80%.
Resultado-Chave (Key Result): Aumentar a taxa de conversão de leads de 40% para 45%.
Resultado-Chave (Key Result): Reduzir a taxa de churn de 18% para 15%.
Sabendo qual o objetivo e o que é necessário para chegar nele, fica mais fácil de desenvolver estratégias.
Entre as vantagens da abordagem de OKR's temos:
- Gestão ágil,
- Formato de trabalho simples e flexível,
- Aumento de receita,
- Alcance de metas.
Método de Gestão #4: Ciclo PDCA
O Ciclo PDCA é uma ferramenta capaz de oferecer melhorias de forma contínua quando aplicado a processos, projetos ou produtos dentro de uma organização. É um método cíclico que contempla implementação, controle e melhoria. A sigla vem do nome em inglês PLAN-DO-CHECK-ACT.
O Ciclo PDCA é uma ferramenta originada como um método de Controle Total de Qualidade (Total Quality Control), que se bem utilizada garante a satisfação constante do cliente.
Um dos principais pontos acerca do Ciclo PDCA está na característca de “melhoria contínua”. Ou seja, não há um fim, pois o ciclo é contínuo e leva cada vez a um maior aperfeiçoamento.
As vantagens deste método de gestão são:
- Não deixa margem para conformismos, pois induz à melhoria contínua,
- Facilita a ocorrência de ganhos de competitividade,
- Eficácia na gestão, pois está alinhado com o atingimento (ou não de resultados) e é
- Capaz de identificar gargalos em processos.
Método de Gestão #5: KPI
O KPI (Key Point Indicator), traduzido para o português significa Indicadores Chave de Desempenho e está entre os melhores métodos de gestão da atualidade.
Ele é um indicador responsável por mostrar os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos.
Usando o KPI em uma empresa, é possível analisar os números atuais e traçar estratégias para melhorá-los.
Vamos a um exemplo, suponhamos que o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) seja um dos KPI 's de uma organização que está em alta. Assim, os gestores saberão que há necessidade de olhar com mais atenção para os processos dentro das áreas de marketing e vendas.
As vantagens de usar esse método são:
- Melhor desempenho,
- Acompanhamento dos números de forma otimizada,
- Maior resultado financeiro.
Método de Gestão #6: Estrutura Matricial
A Estrutura Matricial é um método de gestão que flexibiliza as relações e estruturas de uma organização. Com ela, os setores são subordinados a uma liderança e essa responde a um supervisor geral. Assim, os colaboradores ficam sujeitos a duas lideranças, otimizando as resoluções diárias.
Existe a organização matricial fraca, equilibrada e forte. Veja mais detalhes aqui. As vantagens desse método são:
- Agilidade na tomada de decisões;
- Maior eficiência na comunicação;
- Maior produtividade e lucratividade;
- Colaboradores mais participativos;
- Aproveitamento dos talentos internos;
- Destaca a ligação entre departamentos;
- Mantém a empresa mais unida, em prol dos mesmos projetos;
- Aumenta as chances de controle de resultados;
- Proporciona uma flexibilização no quadro de funcionários.
Método de Gestão #7: 5s
O 5s é um método de gestão japonês baseado em palavras iniciadas com a letra S, por isso se deu o nome. As palavras e seus respectivos significados são:
- Seiri – Senso de utilização;
- Seiton – Senso de organização;
- Seiso – Senso de limpeza;
- Seiketsu – Senso de padronização;
- Shitsuke – Senso de disciplina.
Cada palavra é um processo que deve ser empregado na empresa para melhorar o seu funcionamento. Depois de executado o plano dos 5s, basta manter e assim garantir otimização dos resultados!
Considerações: Métodos de Gestão
Pronto! Agora você tem todas as informações que precisa sobre os métodos de gestão mais usados atualmente. Cabe a você agora entender as maiores necessidades de sua empresa e adotar o mais adequado.
Lembre-se que tudo é um processo, não se muda um funcionamento empresarial da noite para o dia. Mas, com gerenciamento e orientação, logo tudo estará funcionando de forma otimizada.
Gostou deste artigo? Acompanhe outros aqui no site, com dicas para melhorar o seu negócio!