O conceito de alavancagem no âmbito das finanças, administração financeira, contabilidade, economia e afins, lembra a ideia de uma alavanca, na qual é possível aumentar expressivamente os ganhos mantendo esforços fixos. Veja em detalhes neste artigo o que é alavancagem financeira, operacional e total. Entenda também como estes três tipos de alavancagem se relacionam e quais são as principais conclusões do ponto de vista gerencial que podem ser obtidas após os cálculos destes indicadores.
O que é alavancagem em finanças?
Alavancagem em finanças – lembrando que ainda não estamos falando de alavancagem financeira especificamente, mas sim de como o termo alavacangem é inserido no contexto das finanças –, se refere a potencializar o uso de recursos para obter ganhos expressivos. Com alavancagem os ganhos aumentam a uma proporção maior do que o uso dos recursos.
“Se me derem uma alavanca e um ponto de apoio, deslocarei o mundo” (Arquimedes).
Sendo assim, a alavancagem é o produto do uso de ativos operacionais ou fundos (recursos financeiros) a um custo fixo, com o propósito de multiplicar retornos para os proprietários (sócios ou acionistas) da empresa.
Este, na verdade, é um conceito alinhado com o campos das finanças corporativas (ou empresariais). Mas o termo alavancagem também é usado em outros contextos na área de finanças. Por exemplo, traders consideram alavancagem como utilizar recursos de terceiros, operando com margem, para poder obter retornos muito maiores com as operações. Obviamente, operar alavancado no mundo trader é muito arriscado, e pode levar a prejuízoz monstruosos.
Dentro do dilema de risco e retorno, a lógica da alavancagem fica da seguinte forma:
Diante de toda essa introdução, fica claro que a alavancagem pode gerar tanto efeitos positivos quanto negativos. Existem três tipos de alavancagem que iremos explorar ao longo deste artigo: alavancagem operacional, alavancagem financeira e alavancagem total (ou mista).
Vamos também demonstrar como podemos mensurar os tipos de alavancagem pelo indicadores de Grau de Alavancagem, que podem ser calculados a partir da DRE (Demonstração de Resultado do Exercício).
O que é alavancagem operacional?
Alavancagem operacional significa aumentar o retorno gerado pelos ativos operacionais, mantendo o mesmo custo fixo. Em termos de DRE, a alavancagem operacional permite aumentar o Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda (LAJIR ou EBIT) de forma proporcionalmente maior do que o aumento gerado na receita operacional.
Cabe lembrar que o LAJIR é fruto da receita operacional menos os custos fixos e os custos variáveis. Dessa forma, na alavancagem operacional o gestor é capaz de gerar um aumento na receita apenas com um aumento no custo variável, mantendo o custo fixo como está.
Ocorre alavancagem operacional quando um gestor é capaz de aumentar a receita operacional sem que os custos fixos sofram alterações.
Custo
Definição
Exemplos
Custos fixos
Não sofrem alteração conforme
aumento ou diminuição da produção.
Aluguéis, salários,
limpeza, segurança.
Custos variáveis
Variam proporcionalmente de
acordo com o nível de produção.
Comissões de vendas,
insumos da produção, matérias-primas.
Uma forma de estimar a alavancagem operacional em finanças corporativas é pelo Grau de Alavancagem Operacional (GAO).
Como calcular o Grau de Alavancagem Operacional (GAO)?
O Grau de Alavancagem Operacional (GAO) pode ser calculado de formas diferentes, dependendo da situação. Quando o objetivo é calcular o GAO como uma evolução em relação a períodos anteriores, pode ser utilizada a seguinte equação:
Para exemplificar a equação do GAO (Grau de Alavancagem Operacional), digamos que em uma determinada empresa com uma variação percentual nas Receitas () de 20% de um ano para o outro o gestor consiga um aumento de 40% no EBIT () durante o mesmo período. Neste exemplo o GAO será igual a 2.
BÔNUS – Análise pontual do Grau de Alavancagem Operacional
O Grau de Alavancagem Operacional pode também ser calculado dentro de um único período, de forma pontual, em que ele será uma métrica da distância das receitas de vendas e o ponto de equilíbrio (break even).
A fórmula do GAO em sua análise pontual será uma solução da equação do GAO já apresentada (aquela em que o GAO é resultado de uma variação do EBIT sobre a variação da Receita de Vendas). A solução completa não será apresentada aqui no artigo para não confundir o leitor. Mas caso esteja interessado em saber o detalhe de como chegar na equação abaixo deixe seu comentário ao fim do artigo.
Sendo que é o Custo Variável Unitário; é o Preço Variável Unitário; são os custos fixos; é a quantidade vendida;
Portanto, esta é a forma para calcular o GAO (Grau de Alavancagem Operacional) dentro de um único período, tendo como referência uma determinada quantidade vendida.
Extrapolando ainda mais a equação, se os valores não estiverem em unidade (preço ou custo unitários), podemos encontrar o GAO pela Receita Total (RT) e Custos Variáveis Totais (CVT):
Esta última equação é útil para calcular o GAO em análises para mais de um produto!
Resumo da Alavancagem Operacional
Podemos encontrá-la medindo o Grau de Alavancagem Operacional (GAO)
O que o GAO faz? Compara uma variação no EBIT com uma variação na receita de vendas.
Como interpretar? Se o GAO for superior a 1 significa que há alavancagem operacional, pois uma determinada variação na receita provocou uma variação no EBIT além do que seria uma variação proporcional.
O Grau de Alavancagem Operacional (GAO) mede a sensibilidade de variações do EBIT a variações das vendas.
Somente as empresa que têm custos fixos em seus processos de produção apresentam alavancagem operacional.
O que é alavancagem financeira?
Alavancagem financeira é o resultado do uso de encargos financeiros fixos que são usados para aumentar os efeitos de variações no EBIT (LAJIR) sobre o Lucro Líquido (LL) – alguns autores usam o LPA (lucro por ação), que será uma divisão do lucro líquido pela quantidade de ações da companhia.
Os dois tipos de encargos financeiros citados que são referidos como fixos na estrutura da DRE são:
os juros de dívidas;
os dividendos de ações preferenciais.
São entendidos como fixos porque devem ser pagos, independente do montante de EBIT disponível para saldá-los. Logo, quanto maior o EBIT em relação a estes custos fixos, maior será a alavancagem financeira!
Como calcular o Grau de Alavancagem Financeira (GAF)?
Uma forma de mensurar a alavancagem financeira é pelo Grau de Alavancagem Financeira (GAF), o qual pode ser calculado como uma variação de um período para o outro do lucro líquido em relação ao EBIT.
Para entendermos melhor, vamos considerar um exemplo:
Ano 1
Ano 2
Delta (Variação ano 2 para ano 1)
EBIT (LAJIR)
500.000
600.000
20%
(-) Juros (despesas financeiras)
200.000
200.000
0%
LAIR
300.000
400.000
33%
(-) IR
75.000
100.000
33%
LL
225.000
300.000
33%
LPA
4,5
6,0
33%
No exemplo acima, uma variação de 20% no EBIT é capaz de gerar um aumento de 33% no Lucro por Ação (LPA), pois os juros foram mantidos constantes. Portanto, teremos que o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) para este exemplo será:
Se desejarmos calcular o GAF para diversos níveis de EBIT a equação é a seguinte:
A ideia central para estimar a alavancagem financeira é perceber a mudança que ocorre no lucro líquido para cada alteração no lucro operacional.
O que é alavancagem total e como calcular?
A alavancagem total resulta do efeito combinado do uso de custos fixos, tanto operacionais quanto financeiros, para amplificar o efeito de variações de vendas sobre o lucro por ação da empresa.
Pode ser encarada, portanto, como medida do impacto total dos custos fixos na estrutura operacional e financeira da empresa.
O valor numérico da alavancagem total de uma empresa é encontrado pelo GAT (Grau de Alavancagem Total)
Sempre que o Grau de Alvancagem Total (GAT) for maior que 1 haverá alavancagem total!
Como a Alvancagem Total acumula os efeitos da Alavancagem Operacional e da Alavancagem Financeira, também podemos entender o GAT pela seguinte expressão:
Resumo das principais fórmulas dos graus de alavancagem
Grau de Alavancagem Operacional (GAO)
Grau de Alavancagem Financeira (GAF)
Grau de Alavancagem Total (GAT)
Conclusões: o que é alavancagem financeira, operacional e total
Este artigo mostrou o que é alavancagem financeira, operacional e total. O foco aqui dado foi dentro do âmbito de finanças empresariais (corporativas). Porém, o conceito de alavancagem permeia a ideia de fazer mais com os recursos que se tem.
Trabalhamos aqui com formas de mensurar as alavancagens pelos Graus de Alavancagem, que são coeficientes baseados em resultados obtidos na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) das empresas.
Conteúdo muito bom. Parabéns!
Não é possível comentar.