Pular para o conteúdo

Estrutura Matricial: o que é, Vantagens e Desvantagens

Toda empresa possui algum tipo de sistema organizacional que gera uma hierarquia. As estruturas organizacionais mais comuns em empresas, sejam grandes ou pequenas, são as funcionais ou divisionais. Mas, também existe a estrutura matricial.

Não tão clássica, essa estrutura é bastante flexível e permite maior participação dos colaboradores nas decisões diárias da organização. Sendo assim, tem sido vista como a solução para muitas empresas.

Se você quer saber mais sobre essa estrutura, como ela funciona, quais são suas vantagens e como aplicá-la, está no lugar correto. Veja o artigo com todas as informações que preparamos para te ajudar!

O que é estrutura matricial?

A estrutura matricial se trata de um modelo organizacional que tem como característica a sua flexibilidade, em relação a outras estruturas.

Essa estrutura oferece elementos da estrutura funcional, com a existência dos departamentos e também da estrutura divisional, já que tem a ideia da divisão por projetos. Assim, aproveita o melhor dos dois modelos de forma melhorada e mais assertiva.

Na estrutura matricial cada setor é subordinado a sua liderança, mas também ao responsável pelo projeto, fazendo com que os colaboradores estejam sob uma subordinação dupla.

Esse modelo permite à empresa fazer investimento não somente na especialização dos setores, mas também na inovação e flexibilidade dos projetos independentes. Grandes empresas adotam essa estrutura, para aproveitar os benefícios das suas características em suas rotinas.

Além disso, vale ressaltar que existem 3 modalidades dessa estrutura. Veja:

  • Organização matricial fraca: esse tipo de estrutura organizacional, chamado matricial, é bem próximo a um modelo de hierarquia tradicional do local de trabalho. Possui um gerente funcional, que supervisiona de forma geral um projeto da empresa e atua como a principal fonte de tomada de decisão. Mas, também existem os gerentes de projetos que são pontos locais de autoridade. Esses, respondem hierarquicamente ao gerente funcional;

  • Organização matricial equilibrada: nesse segundo tipo de estrutura matricial, uma autoridade maior é garantida ao gerente do projeto. Ainda assim, tem o gerente funcional, mas o gerente de projeto também toma decisões e é solicitado pelos funcionários;

  • Organização matricial forte: chegamos ao modelo de organização matricial forte. Nesse modelo, o gerente de projeto tem o mesmo poder ou até mais (em alguns casos) que o gerente funcional. Ele controla de forma primária as ações e recursos dos projetos.

Abaixo veremos as vantagens, desvantagens dessa estrutura e como aplicá-la em sua organização!

Vantagens da estrutura matricial

Mesmo não sendo tão comum ainda entre as organizações, esse modelo de estrutura organizacional oferece diversas vantagens. Além de otimizar as características das estruturas comuns, veja outros benefícios em aplicar a estrutura matricial!

· Tomada de decisões de forma mais rápida;
· Mais eficiência na comunicação;
· Maior produtividade e lucratividade;
· Colaboradores mais participativos;
· Garante aproveitamento dos talentos internos;
· Destaca a ligação entre departamentos;
· Mantém a empresa mais unida, em prol dos mesmos projetos;
· Aumenta as chances de controle de resultados;
· Proporciona uma flexibilização no quadro de funcionários.

Desvantagens da estrutura matricial

Contudo, nem só de benefícios são feitas as opções de estruturas organizacionais. Assim como as outras, a estrutura matricial também apresenta algumas desvantagens na sua implementação. Com essas informações, cabe a você entender se vale a pena ou não para a sua empresa. Algumas desvantagens são:

  • Os gerentes podem entrar em conflito de ideias, porém, apresentar o objetivo claro e manter uma boa comunicação pode ser a solução;
  • Os funcionários podem se confundir sobre qual gestor devem procurar, para resolver questões. Nesse caso, é preciso que esteja claro por quais assuntos cada um responde.

Por que implementar a departamentalização matricial?

Se você possui uma empresa com vários setores, que executam diversos projetos, a departamentalização matricial facilita a gestão de cada setor de forma efetiva.

Por exemplo, digamos que uma empresa de tecnologia tem o setor administrativo, setor de call center e setor de TI. Terá sim um gerente para cada setor da organização, mas cada projeto desenvolvido, que pode conter equipes multidisciplinares, terá também um responsável.

Isso funciona porque, muitas demandas vindas de setores, são mínimas e fáceis de se resolver. Então, não vale a pena sobrecarregar um gerente funcional com demandas que podem ser resolvidas por gerentes de projetos de forma rápida e efetiva.

Como implementar a estrutura na minha empresa?

Se você está nesse tópico, provavelmente já deu o primeiro passo: Decidir implantar a estrutura matricial. Então, agora é hora de dar os próximos passos rumo ao sucesso e assertividade da organização.

Reconheça os projetos da sua empresa

Para dar o pontapé inicial, você precisará separar e definir quais são os setores e projetos que sua empresa atua. Liste todos os setores e se possível, algumas demandas recorrentes que exigem interferência gerencial

Escolha os gerentes de projetos

Tendo em vista os setores definidos, escolha dentro deles os gerentes de projetos. Aqueles funcionários que se destacam na proatividade, trabalho em equipe e liderança. Assim, será possível iniciar o treinamento da estrutura.

Inicie as operações com supervisão

Por fim, depois de comunicar os colaboradores das mudanças na estrutura organizacional, comecem as operações. Em um primeiro momento, é válido uma supervisão minuciosa para garantir que as coisas estão andando como planejado. Depois, basta deixar as operações acontecerem e preparar o gerente funcional para resolver demandas maiores.

Conclusão

Vimos então que a estrutura matricial é um modelo que garante melhor gestão às organizações. Assim, a comunicação é potencializada, os funcionários se tornam mais participativos, a produtividade e consequentemente lucratividade é maior e mantém a empresa unida.

Sendo assim, vale a pena implantar esse modelo de estrutura em sua organização. Veja entre fraca, média e forte, qual mais se encaixa na sua realidade e inicie o processo de aplicação. Então, é só aguardar os resultados positivos dessa mudança!

Links úteis